sexta-feira, 1 de junho de 2007

Weblogs

A tecnologia oportuniza a aproximação entre professores e alunos. Através de recursos disponíveis na Web é possível criar verdadeiras comunidades virtuais e permitir que a construção do conhecimento se dê de forma prazerosa, natural e divertida. Uma das possibilidades, por exemplo, é a utilização da ferramenta blog na prática pedagógica, este recurso pode ser um diferencial e auxiliar significativamente no desenvolvimento da escrita, na relação inter-pessoal e ainda, no resgate de valores por vezes esquecidos de serem trabalhados pelo professor.

Segundo STAA (2006): “o blog é um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado”.

Por ser um recurso que permite que a produção, a publicação e a interação entre o escritor e o público leitor se dêem em um único ambiente facilita sua administração e também, dinamiza o ambiente.

“Ter seus escritos registrados de alguma maneira e possuir ainda a chance de ser lido não são mais privilégios exclusivos de um grupo eleito, mas uma oportunidade que agora se estende a todos [...] quem escreve na internet tem de estar se atualizando sempre, mostrando que tem interessa por aquilo, dando retorno aos leitores. A troca com o público é uma das coisas mais importantes, é necessário responder aos seus comentários, se basear neles para escrever um novo texto.” SCHITTINE (2004).

O blog também, possibilita a inserção de inúmeros recursos, os quais são capazes de torná-lo mais atrativo e dinâmico. Arquivos em áudio, vídeos, imagens e ainda, a alteração de seu modelo são alguns exemplos que podem auxiliar na caracterização desse ambiente virtual estabelecendo, inclusive, a sua identidade.

Criar um blog é muito fácil e rápido, não exige conhecimentos profundos de informática, nem instalação de programas para a publicação e atualização, além de ser possível encontrar na Web inúmeros serviços gratuitos que permitem a publicação dessa nova maneira de se publicar registros e compartilhar idéias.

O blog cria comunidades virtuais as quais, dentro da blogosfera, se encontram e se unem através de links agrupando-se através de interesses em comum. Unindo-se, se defendendo, expondo e discutindo sobre suas inquietações e ainda, compartilhando produções. Os internautas, através da ferramenta blog, saem do anonimato e se mostram para o mundo, tornando cidadãos críticos e agentes da sociedade e estes reflexos positivos ou não, são manifestados também, no mundo real.

Para MORAN (2006): “a escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade”.

É importante que o professor permita conhecer e analisar o que o mundo virtual pode proporcionar tendo como foco principal, o enriquecimento de sua prática pedagógica. Adequar-se aos recursos técnicos não basta, é preciso refletir e permitir discussões sobre a utilização destas ferramentas. É preciso ousar e estar disposto a discutir, questionar, construir e navegar pelos mares das possibilidades e, da criatividade.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Joseane

Seria importante, ao final desta tua reflexão, colocares a referência dos livros, artigos, blogs indicados/citados.

Teus leitores podem querer consultar estas fontes.

E sobre o meu texto, leitura desta semana? Fico curiosa de saber a tua opinião.

abraço!
Suzana Gutierrez

Helena disse...

Oi Jo,

Realmente passar pelo seu Blog é um estudo sobre o uso dessa ferramenta. Estamos construindo juntas a nossa teia de conhecimento. Lembra da Dinâmica no Com Ciência?

Beijos
Helena