sexta-feira, 22 de junho de 2007
Trabalho em Grupo - Semana 4
Esoleide Trevizzan Jasper – http://eso17online.blogspot.com/
Joseane Piechnicki - http://flogseblogsnaeducacao.blogspot.com/
Neura Follmann - http://neuraproa17.blogspot.com/
Magda Barriquel - http://blogproa17b.blogspot.com/
terça-feira, 19 de junho de 2007
17/11 - Alterando as cores e fontes do blog
A cor ainda não está definida, mas considero a configuração do layout um ponto importante. Este não deve poluído, deve ser atrativo e chamar a atenção do leitor.
17/10 Alterando o cabeçalho e barra de navegação
sexta-feira, 15 de junho de 2007
17/09 - Postagem de links
terça-feira, 12 de junho de 2007
17/8 - Criação de um blog teste
http://blogtestando1.blogspot.com
17/7 Explorando as configurações do Blog
A configuração do painel de controle também está diferente. No próprio painel encontramos os links para editar ou realizar uma nova postagem além da lista dos blogs se o usuário possuir mais de um.
Para explorar com mais tranquilidade, sem correr o riso de desconfigurar o blog da disciplina, criei um novo blog, conforme solicitação das tutoras: http://blogtestando1.blogspot.com .
quarta-feira, 6 de junho de 2007
17/05 Ligada no BlogLines
17/3 Relato da Semana
Penso que a forma com que o seminário foi organizado e está sendo conduzido "nos amarra" de forma a nos mantermos ligados no andamento das atividades. Eu, particularmente, tenho dificuldades em acompanhar um curso a distância, principalmente, quando as informações de que necessito são postadas em vários recursos de um ambiente, por exemplo. O simples fato das tutoras solicitarem que no título seja inserido o número da atividade que está sendo postada, nos auxilia a nos mantermos atentos a realização das mesmas. Também, quando a postagem das orientações, para a realização das atividades, se encontram num mesmo espaço, neste caso, no próprio blog do seminário contribui a nos mantermos atentos as atividades da semana, pois sabemos que lá encontramos todas as orientações/informações que necessitamos.
O blog, sem dúvida, é um excelente recurso e a disposição das postagens, em ordem cronológica inversa, pode auxiliar consideravelmente o professor, quando este se dispõe a propor um trabalho com os blogs. Isso, estamos sentindo na prática...
Vamos em frente, rumo a segunda semana. Certamente, novas descobertas e reflexões estão por vir! ;-)
sexta-feira, 1 de junho de 2007
17/2
Ao criar um blog é importante dar a ele uma identidade afinal, este espaço está sendo lançado a rede por algum objetivo. O Mundo encantado de Cecília, por exemplo, é dedicado às crianças assim, todo o seu layout e conteúdo foi cuidadosamente preparado para este público.
Já o Blogosfera Marli surgiu da necessidade de reunir todos os blogs em um único espaço e lá são postadas reflexões em geral, sugestões de leitura, etc.
O Blog Quem faz da Íris e da Bea traz relatos de experiências - projetos de destaque com o uso da tecnologia. Todos, com suas especifidades de conteúdos e também, sua estrutura particular.
Weblogs
Segundo STAA (2006): “o blog é um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado”.
Por ser um recurso que permite que a produção, a publicação e a interação entre o escritor e o público leitor se dêem em um único ambiente facilita sua administração e também, dinamiza o ambiente.
“Ter seus escritos registrados de alguma maneira e possuir ainda a chance de ser lido não são mais privilégios exclusivos de um grupo eleito, mas uma oportunidade que agora se estende a todos [...] quem escreve na internet tem de estar se atualizando sempre, mostrando que tem interessa por aquilo, dando retorno aos leitores. A troca com o público é uma das coisas mais importantes, é necessário responder aos seus comentários, se basear neles para escrever um novo texto.” SCHITTINE (2004).
O blog também, possibilita a inserção de inúmeros recursos, os quais são capazes de torná-lo mais atrativo e dinâmico. Arquivos em áudio, vídeos, imagens e ainda, a alteração de seu modelo são alguns exemplos que podem auxiliar na caracterização desse ambiente virtual estabelecendo, inclusive, a sua identidade.
Criar um blog é muito fácil e rápido, não exige conhecimentos profundos de informática, nem instalação de programas para a publicação e atualização, além de ser possível encontrar na Web inúmeros serviços gratuitos que permitem a publicação dessa nova maneira de se publicar registros e compartilhar idéias.
O blog cria comunidades virtuais as quais, dentro da blogosfera, se encontram e se unem através de links agrupando-se através de interesses em comum. Unindo-se, se defendendo, expondo e discutindo sobre suas inquietações e ainda, compartilhando produções. Os internautas, através da ferramenta blog, saem do anonimato e se mostram para o mundo, tornando cidadãos críticos e agentes da sociedade e estes reflexos positivos ou não, são manifestados também, no mundo real.
Para MORAN (2006): “a escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade”.